Hospital Veterinário de São José dos Campos inicia atendimentos
Na primeira semana de atendimento, o Hospital Veterinário de São José dos Campos já realizou 219 procedimentos. A unidade é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
No total, o serviço realizou atendimentos em 40 animais. A Prefeitura de São José dos Campos ressalta que cada pet pode passar por mais de um procedimento, conforme a necessidade.
A unidade oferece atendimento gratuito a animais de tutores em situação de pobreza ou extrema pobreza. É necessário apenas que façam parte do Cadastro Único, com renda per capta de um quarto do salário mínimo (R$ 275).
São casos como o da Vilma Aparecida Costa Fagundes, moradora do Campo dos Alemães. Ela é tutora do Teddy, um Beagle de seis meses portador de deficiência visual e utilizou o serviço pela primeira vez.
“A primeira vez que o Teddy ficou doente, ainda não existia esse serviço. Agora que ele voltou a adoecer, foi atendido no hospital. Eu liguei para agendar uma consulta e consegui um horário, achei ótimo, porque não tenho condições de pagar”, disse.
Os animais sob responsabilidade dos protetores de organizações sociais ou não governamentais cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses também podem acessar o serviço. Esse público tem 10% das vagas totais, no mínimo.
Com atendimentos clínicos, cirúrgicos e de diagnóstico para cães e gatos, o Hospital Veterinário oferece cuidados gratuitos mediante agendamento de consulta pelo 156.
Os agendamentos são feitos exclusivamente nas segundas-feiras a partir das 8h. A unidade está localizada na Avenida Shishima Hifumi, 2.911, Urbanova, Bloco 9, com expediente das 8h às 17h.