março 25, 2025

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Baleia-jubarte morta é retirada pelo Instituto Argonauta, próximo de ilha de São Sebastião

A equipe do Instituto Argonauta foi acionada nesta quarta-feira (26) devido uma baleia morta que foi vista boiando próxima a Ilha do Montão de Trigo, em São Sebastião. O cetáceo foi encontrado pela equipe que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), perto da Ilha dos Gatos.

Imagem: Divulgação/Instituto Argonauta

A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) macho, adulto, com aproximadamente 11 a 12 metros de comprimento, foi rebocada pela equipe do Instituto Argonauta para a coleta de material. Por causa do tamanho e peso do animal, o reboque foi feito de forma lenta.

O Instituto Argonauta desenvolveu uma técnica de reboque e encalhe controlado feito para evitar risco à navegação, ou seja, que um barco atropele a carcaça durante a noite e também evitar que o animal encalhe em uma praia onde gere transtornos à população local.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Não foi verificado nenhum sinal contundente de interação com pesca, mas devido ao estágio avançado de decomposição e autólise dos órgãos, a causa de morte não foi confirmada.

Imagem: Divulgação/Instituto Argonauta
Imagem: Divulgação/Instituto Argonauta

O Instituto do Argonauta executa o projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.