agosto 11, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Região da Serra da Mantiqueira busca criar marca para desenvolver o turismo local

A região da Serra da Mantiqueira deu início nesta semana ao projeto de criação de uma marca própria para o desenvolvimento do turismo regional. A Estância Turística de Santo Antônio do Pinhal sediou um workshop para debater a criação de um place branding para a região da Mantiqueira.

O evento contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

Imagem: Divulgação

A região turística foi uma das primeiras do Estado de São Paulo selecionadas para receber uma marca própria, que inclui posicionamento estratégico, identidade verbal e visual e plano de implementação. O objetivo do projeto é fortalecer o turismo local.

Place Branding são ações de posicionamento dos destinos, baseadas em suas características e vocações, em que se potencializam identidades e fortalecem os lugares, a partir do envolvimento das pessoas que ali vivem. É um conceito do marketing que mistura a ideia de marca com o destino turístico, na intenção de ressaltar singularidades do local.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

A região da Mantiqueira engloba seis municípios: Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato, São José dos Campos e São Bento do Sapucaí.

Por meio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, repassou R$ 20,1 milhões para obras turísticas aos municípios da região de 2019 a 2021. Este ano, foram liberados R$ 9,6 milhões para novos convênios.

“Essa é uma das regiões mais importantes para o turismo do Estado de São Paulo. Vamos criar uma marca que seja reconhecida nacional e internacionalmente para atrair ainda mais visitantes, gerando emprego e renda na região”, afirma Vinicius Lummertz.