março 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Varíola dos Macacos: Secretaria de Saúde de Jacareí confirma segundo caso

A Secretaria de Saúde de Jacareí recebeu, na última terça-feira (2), a confirmação do segundo caso positivo de varíola dos macacos (monkeypox). Com a confirmação do quarto caso em São José dos Campos, sobe para seis o número de infectados na região.

varíola dos macacos-capa
Foto: Reprodução/ Agência Brasil/ Reuters

O segundo caso de Jacareí é um homem, que teve contato com um confirmado de São Paulo. Ele procurou atendimento no município e a coleta do exame apontou positivo para doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente segue em isolamento domiciliar, com boa evolução e sem complicações. A Vigilância em Saúde segue monitorando o caso e os familiares, que tiveram contato com ele.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

A pasta do município afirma seguir em alerta e reforça, aos moradores, sobre os cuidados a serem tomados para prevenção, como o uso de máscara em ambientes fechados e a higienização das mãos.

Apesar do nome da doença, é importante reforçar que a transmissão não tem relação com o macaco. Ela ocorre por contato com lesões, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

Varíola dos Macacos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 23 de julho, a Varíola dos Macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional. Conhecida internacionalmente pelo vírus monkeypox, a doença,  já está atingiu pelo menos 77 países.

Essa doença começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Uma erupção geralmente se desenvolve de um a três dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola.

As primeiras doses da vacina devem chegar ao Brasil em setembro, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros.