19 de agosto de 2022
Logo Rádio 012News

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Projeto “Ópera na Escola” se apresenta em duas escolas estaduais de Pinda neste sábado (6)

O Projeto “Ópera na Escola” estreia neste sábado (6), com apresentações em duas escolas da rede pública de Pindamonhangaba: EM Prof João Kolenda Lemos (10h) e EM Moacyr de Almeida (14h). A entrada é gratuita e aberta ao público.

A proposta do projeto é disseminar a música clássica para comunidades que habitam no entorno das escolas públicas do estado de São Paulo.

Foto: Divulgação

Esse ano, em sua 9ª edição, o projeto traz o espetáculo Pedro e o Lobo: uma versão em português da famosa obra do compositor russo Serguei Prokofiev. O espetáculo é apresentado por um narrador, acompanhado de 7 músicos e do diretor musical e regente Thiago Tavares.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O compositor russo do século 19, Serguei Prokofiev, teve como propósito mostrar aos jovens os sons dos vários instrumentos e, por isso, cada personagem é representada por um instrumento diferente.

“O próprio Prokofiev sentiu a necessidade de apresentar os instrumentos da orquestra de uma forma mais acessível, não é necessário ter conhecimentos para ter prazer com a música, mas escutar com conhecimento causa um prazer ainda maior. O intuito do arranjo é respeitar a vontade do compositor, permitindo que o grupo menor revele a essência dessa composição, sempre respeitando a forma com que cada personagem da história é musicalmente representada na versão original”, explica Thiago Tavares, responsável pelo arranjo.

O projeto acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes as únicas opções de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra, tornando possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

“Além de promover o acesso a apresentações artísticas de qualidade, um dos nossos objetivos é mostrar que a arte pode ser, sim, uma possibilidade de profissão para esses jovens”, explica Cléia Mangueira, diretora e produtora do projeto.

Júlio César Gonçalves, 10 anos, concorda: “Quero ser cantor! Agora que descobri que ela (a protagonista) começou a preparar a voz aos 10 anos, pensei que eu também posso fazer isso: cantar”.

Foto: Divulgação

Ao todo, 15 escolas receberão as apresentações com entrada gratuita. A temporada tem estreia em Pindamonhangaba, e durante os meses de agosto e setembro, circula por Guarulhos, São Caetano do Sul, Araçariguama, Cotia, São José dos Campos e Mogi das Cruzes.

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, através do Instituto Gerdau, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO – ENTRADA GRATUITA
“Pedro e o lobo” (Projeto Ópera na Escola)

06 de agosto | Pindamonhangaba
10h – EM Prof João Kolenda Lemos: Estrada Municipal Lopes Guedes, 2265 – Bem Viver.
15h – EM Moacyr de Almeida : Rua Eng. José Nicola Mutarelli, 192 – Bela Vista

Copyright © Todos os direitos reservados | Programador Web by Relbert Ribeiro