junho 18, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Programa “Parcerias Municipais” de SP conquista prêmio de excelência em competitividade entre Estados

Foto: Divulgação

O programa “Parcerias Municipais”, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, foi classificado em 1º lugar no ranking de competitividade entre Estados de 2021.  O evento é organizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), cujo objetivo é pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos Estados. O prêmio foi recebido em mãos pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB-SP).

O “Parcerias Municipais” existe desde 2019 e visa a reunião de esforços dos municípios paulistas para a redução de desigualdades regionais nas categorias: educação, saúde, segurança e desenvolvimento socioeconômico. São Paulo ficou à frente de Santa Catarina, Distrito Federal e Paraná, que ocuparam o segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. O Estado já se encontrava nessa mesma posição em edições anteriores. Ocupa, ainda, a 1ª colocação em  infraestrutura e educação, 2 dos 10 pilares do CLP. Os outros 8 são: sustentabilidade social, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado, segurança pública, inovação e sustentabilidade ambiental.

Em 2021, o Estado apresentou melhoria relativa na eficiência da máquina pública, mas chegou a perder 7 pontos em capital humano e 6 em solidez fiscal. Para a avaliação, foram considerados indicadores como cobertura vacinal, coleta seletiva de lixo, desmatamento, desnutrição na infância, equilíbrio de gênero na remuneração pública estadual e equilíbrio racial. Enquanto Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão, em maioria, nas primeiras colocações do ranking, os Estado do Norte e Nordeste se encontram nas últimas, com o Amazonas e o Ceará nas melhores posições de cada região.

This will close in 0 seconds