julho 22, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Mercado reage negativamente à fala de Lula sobre revogação do teto de gastos

Durante a posse presidencial no último domingo (1º), à fala do presidente Lula sobre a revogação do teto de gastos causou impacto negativo no mercado financeiro.

“O SUS é provavelmente a mais democrática das instituições criadas pela Constituição de 1988. Certamente por isso foi a mais perseguida desde então, e foi, também, a mais prejudicada por uma estupidez chamada teto de gastos, que haveremos de revogar”, disse Lula.

Entre analistas de mercado, a incerteza está em torno de gastos excessivos, que acarretaria em uma inflação.

Foto: Mauro Pimentel/AFP

O ministro da fazenda, Fernando Haddad, se comprometeu a enviar, ainda no primeiro semestre, a proposta de uma nova regra em substituição ao teto de gastos. Haddad prometeu nova âncora fiscal e responsabilidade durante o governo.

Haddad chamou integrantes do governo anterior de “irresponsáveis” por contrariar a recomendação de técnicos em atos na política econômica no ano passado e falou em “reconstruir a casa”. Ele disse que é preciso fazer o país voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade, citou o combate à inflação e prioridade social.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Analistas do mercado financeiro, porém, observaram com otimismo a assinatura da medida para manter isenção do imposto sobre os combustíveis no país por mais 60 dias.

Anteriormente, o ministro Haddad havia acordado com o então ministro Paulo Guedes, do governo de Jair Bolsonaro, para que o imposto fosse anulado por mais 30 dias.

-Leia mais: Saque-aniversário do FGTS em 2023 já está disponível

-Leia mais: Já estão valendo as novas regras do Pix

O decreto assinado por Lula, que determinou que os ministros tirem as empresas Petrobras, Correios e EBC (Empresa Brasil de Comunicação) de programas de privatização provocou reações diretas na Bolsa de Valores.

Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, despencou 3,06%, aos 106.376,02 pontos — o índice caiu, principalmente, pela desvalorização das ações da Petrobras (queda de 6,45% da PETR4 e de 6,46% da PETR3).

O dólar fechou nesta segunda-feira (2) o primeiro pregão do ano em alta de 1,51%, cotado a R$ 5,36.