maio 19, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Levantamento para certificação da Cidade Inteligente chega a 50% em São José dos Campos

Foto: PMSJC
Foto: PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos já realizou o levantamento de 141 indicadores, ou seja, mais da metade dos indicadores dentro do processo de certificação do município como Cidade Inteligente. As três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization) aplicadas para a mensuração na metodologia de certificação possuem um total 276 indicadores diferentes.

O trabalho vem sendo feito em parceria com o Parque Tecnológico, que firmou acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para certificação de cidades inteligentes no Brasil.

Além dos dados, estão sendo juntados documentos, fotografias e outras evidências para comprovar que o município atende determinado indicador.

Do total de indicadores já apresentados pela Prefeitura, 42 já estão de posse da ABNT que deverá iniciar a análise e validação das informações nos próximos dias.

Antes de serem avaliados, os dados também passam pelo crivo da consultoria Smart Frees, especializada em cidades inteligentes, que atua em parceria com a ABNT no processo.

A expectativa é que o processo de certificação seja concluído até o final do ano, com São José dos Campos se tornando o primeiro município brasileiro a ser certificado como Cidade Inteligente, de acordo com as três normas internacionais utilizadas em todo o mundo para a validação.

Atualmente, apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação pelo WCCD (World Council on City Data), que liderou o desenvolvimento e a implementação de três padrões internacionais sobre dados de smart cities.

A normatização de Cidade Inteligente com base nos padrões ISO e com selo ABNT é inédita no Brasil. São José fez parte do projeto piloto e foi escolhida para iniciar o atual processo de aplicação da metodologia internacional e da certificação.

A ABNT é membro fundador da International Organization for Standarlization, sendo sua representante exclusiva no Brasil.

Como organismo certificador acreditado pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, a ABNT possui credibilidade para realizar certificações em todo o território nacional, atendendo aos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços.

O processo de certificação é conduzido por uma entidade de terceira parte, totalmente independente de setor público ou privado.