outubro 7, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Fazenda de Caçapava que produz gado Gir Leiteiro, tem mestre queijeira destaque no Mundial de Queijos na França

Foto: Divulgação

O Vale do Paraíba e o município de Caçapava foram muito bem representados no concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial de Queijos e Produtos Lácteos).

No último 12 de setembro, durante o primeiro dia da 5ª Edição que acontece a cada dois anos – sendo a última em 2019 -, os produtores de leite de gado Gir, Camila Almeida e Eduardo Falcão, responsáveis pela fazenda Estância Silvania, localizada em Caçapava, conquistaram duas medalhas de Ouro, uma de Bronze com seus queijos. Camila, que exerce a função de mestre queijeira da fazenda, por criar todos os queijos, ainda levou mais duas medalhas de Prata como seu trabalho de maturadora.

Em entrevista para a 012News a mestre queijeira citou que a grande aposta da fazenda Estância Silvania para o Mundial de Queijos foi o Taiada Silvania, que ficou com o Bronze.

“Este queijo criamos apenas para o concurso e colocamos toda nossa representatividade e cultura dentro dele. O queijo é de massa prensada e não cozida com 60 dias de maturação. Como ingrediente principal, içá. A içá é uma iguaria brasileira e muito forte na culinária do Vale do Paraíba. O seu consumo vem da cultura indígena“, explica Camila.

Num outro momento da entrevista, Eduardo Falcão, comenta sobre as premiações e sobre o crescimento do setor agropecuário durante a pandemia em especial no desenvolvimento da genética do gado Gir Leiteiro.  “Essas premiações nos deixam muito felizes e confiantes que estamos fazendo um trabalho muito promissor com o Zebu brasileiro. Mostramos a qualidade do leite do Zebu, manejado de forma correta e natural. Lógico, fortalecemos um trabalho de seleção de quase 60 anos no Gir Leiteiro“, finaliza Eduardo Falcão.

Dentro das expectativas para esse ano está o próximo World Cheese Awards que será realizado em Oviedo, Espanha, como parte do Festival Internacional de Queijo das Astúrias Paraíso, de 3 a 6 de novembro de 2021, do qual a Fazenda Estância Silvania será representada pelamestre queijeira Camila Almeida.

 

Confira a matéria