Caçapava promove campanha de conscientização e prevenção ao suicídio
A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), promove a campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção ao suicídio.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população, principalmente aqueles que sofram com algum transtorno mental temporário ou permanente, de que existe ajuda. E também chamar a atenção de familiares e amigos para os possíveis sinais que podem levar ao suicídio.
A Prefeitura vai realizar postagens nas redes sociais com menção ao tema e divulgação dos contatos das instituições de ajuda. Mas dia 15 de setembro, às 19h, acontece uma live com Vivian Augusta M. Pirtouscheg, terapeuta ocupacional, e Karina Adriane Moreira, enfermeira.
As profissionais da saúde abordarão os fatores de risco e proteção. Assim como sobre a importância de falar sobre os sentimentos que podem culminar em situações extremas. Por exemplo, identificar uma pessoa que precisa de ajuda, os mitos e verdades que envolvem o suicídio e os serviços que o município oferece.
A live será transmitida pelo Facebook da Prefeitura. Durante todo o mês, também acontecem rodas de conversas sobre o tema, pelas equipes do CAPS, entre os usuários e os familiares atendidos. E também a colocação de cartazes nos prédios públicos com o contato dos CAPS e Centro de Valorização da Vida (CVV).
CRAS, CREAS E OSC
Além das ações da Saúde, a Secretaria de Cidadania, por meio dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com as Organizações das Sociedade Civil, está com uma programação própria sobre o tema.
A programação inclui a decoração das repartições públicas com a cor amarela; a realização de campanha educativa sobre os sinais de alertas para prevenir o suicídio; o apoio psicológico; a realização de palestras e murais, entre outros.