setembro 17, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Ubatuba inicia ‘Setembro Amarelo’ com vídeo sobre prevenção ao suicídio

setembro-amarelo-capa
Foto: Reprodução/ Confederação Nacional dos Municípios

A Prefeitura de Ubatuba participa da campanha internacional “Setembro Amarelo” com o lançamento de um vídeo sobre prevenção ao suicídio. O material é de produção das equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).

A iniciativa tem como objetivos quebrar tabus e conscientizar a população sobre as causas do suicídio, além de estimular ações de prevenção e identificação de riscos entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Em cerca de três minutos e meio, o vídeo explica a origem do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado todos os anos em 10 de setembro, fornece orientações sobre como identificar quem precisa de ajuda e corre riscos, como se prevenir e como ajudar. O vídeo está disponível na página internet da Prefeitura de Ubatuba e redes sociais.

A programação do “Setembro Amarelo” em Ubatuba inclui também uma ação de panfletagem, conscientização e orientação. O setor de saúde infantil do CAPS é o responsável pela ação, pelo   e acontece no dia 10 de setembro, das 9 às 16 horas, no Calçadão do Centro da cidade.

Dados

Cerca de 12 mil suicídios acontecem no Brasil todos os anos. Entre as principais causas estão a depressão e outros transtornos mentais, abuso de álcool e outras drogas, estresse e pressão pela imposição de padrões sociais.

O problema vem aumentando principalmente entre a população jovem. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maior parte dos casos de suicídio poderia ser evitada.

O CAPS de Ubatuba atende pacientes de saúde mental com transtornos mentais graves e severos conforme prevê o Ministério da Saúde, oferecendo oficinas terapêuticas em grupo, atendimentos psicoterápicos em grupo, consultas multiprofissionais e acolhimentos.

O serviço tem 7.400 prontuários inscritos. O atendimento é feito por encaminhamento da rede socioassistencial, tanto pelas unidades de saúde, quanto escolas ou Santa Casa. O CAPS funciona na rua dos Três Poderes, n. 51 – Estufa 2 (em frente ao fórum).