junho 13, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Baleia-jubarte morre encalhada em São Sebastião

baleia-jubarte-sseb-capa
Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de São Sebastião

Na manhã desta quinta-feira (26), uma baleia-jubarte de 9 metros encalhou na Praia do Arrastão, em São Sebastião. Apesar de esforços de reintroduzi-la ao mar, a baleia acabou não resistindo e morreu.

A Defesa Civil e o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos foram inspecionar o caso no local. As equipes constataram que o animal se enroscou acidentalmente em uma rede de pesca.

A área foi isolada e ficou a cargo da equipe do Instituto Argonauta para a necropsia da baleia. Depois disso, o corpo do animal foi rebocado até a Praia Grande para ser apropriadamente enterrado.

De acordo com o instituto, essa é a décima primeira baleia-jubarte que encalha no litoral Norte de São Paulo só neste ano. Isso representa um aumento de 175% em relação a 2020, quando encalharam quatro animais na região.

Pesquisadores estudam as possíveis causas da mortalidade de baleias. As principais hipóteses são mudanças climáticas, variação na disponibilidade de alimento e alterações no padrão das correntes marítimas, que podem induzir o deslocamento das baleias para a costa.

This will close in 0 seconds