Embraer entrega Super Tucanos à Força Aérea Portuguesa e avalia montar aeronaves em Portugal
A Embraer entregou os cinco primeiros A-29N Super Tucanos à FAP (Força Aérea Portuguesa) durante cerimônia realizada nas instalações da OGMA, em Portugal, com a presença de autoridades, executivos da fabricante brasileira e convidados.
A entrega acontece um ano e um dia após a assinatura do contrato, firmado com investimento estimado em 200 milhões de euros para a aquisição de 12 aeronaves, além de simulador de voo e suporte técnico.

Linha de montagem em Portugal entra no radar
Na mesma ocasião do acordo, a Embraer e o Estado Português assinaram uma Carta de Interesse que prevê a avaliação do estabelecimento de uma linha de montagem final do A-29N em Portugal.
Caso avance, a produção local poderá atender demandas de outros países europeus, por meio de negociações governo a governo, fortalecendo a base industrial de defesa portuguesa e ampliando a presença do programa na Europa.
A-29 Super Tucano: versatilidade e baixo custo operacional
Reconhecido como uma das aeronaves multimissão mais eficazes de sua categoria, o A-29 Super Tucano é equipado com tecnologia avançada para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um pacote completo de comunicações.
O modelo conta com aviônicos modernos, interface homem-máquina (HMI) de última geração e estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas e ambientes austeros, com baixa demanda de infraestrutura.
Outro diferencial destacado é o baixo custo operacional, aliado a alta confiabilidade, disponibilidade elevada e manutenção simplificada.
