março 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

VLPs começam a circular em São José após entrega parcial da Linha Verde

A Prefeitura de São José dos Campos previa a inauguração da Linha Verde originalmente em outubro de 2021, mas os Veículos Leves sobre Pneus (VLPs) passaram a circular pela cidade apenas no último domingo (31).

linha verde-vlps-capa
Foto: Divulgação/Adenir Britto/PMSJC

Após cinco adiamentos, a administração pública iniciou a fase experimental, quando os VLPs passam a integrar oficialmente o sistema de transporte público do município. Nesta primeira etapa de operação, as viagens irão ligar o Campo dos Alemães ao Jardim Satélite, na região sul, por meio de oito estações.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O trajeto de partida sairá da estação Sul, passando pelas estações Eldorado, Vale do Sol, Jardim Morumbi, Jardim Oriente, Jardim América e Estação Dutra. A viagem de retorno sairá da estação Dutra, passando pelas estações Satélite, Jardim América, Oriente, Morumbi, Vale do Sol e Eldorado até retornar à estação Sul.

Os VLPs irão circular diariamente das 6h30 às 17h30, com saídas da Estação Sul a cada 15 minutos. Os carros serão operados pelas empresas concessionárias do sistema de transporte público.

corpo
Foto: Divulgação/Adenir Britto/PMSJC

Com 22m de comprimento, os veículos têm capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Os ônibus sustentáveis possuem poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, além de monitores instalados no teto, rádio e alto falantes.

Os VLPs de São José também possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar, instalado no ar-condicionado. Ao todo, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos.