Viroses no Litoral Norte: Prefeituras Emitem Notas com Dados e Medidas Preventivas
Caraguatatuba: Ação Intensificada para Evitar Viroses
A Prefeitura de Caraguatatuba tem orientado sobre cuidados preventivos para garantir a saúde neste período de calor, especialmente aos moradores e turistas que fazem uso das praias e consomem alimentos nesses locais. Com mais de 170 casos de viroses registrados nos primeiros dias do ano, a Secretaria da Saúde está monitorando de perto os dados, destacando a importância de evitar alimentos impróprios e redobrar os cuidados com a higiene.
São Sebastião: Casos Dentro da Normalidade
A Prefeitura de São Sebastião informa que a média de casos de virose no município está normal, sem alterações significativas. A Secretaria de Saúde registrou 244 casos de virose na 1ª semana de 2024, e 211 casos no mesmo período de 2025, estando preparada para atender um possível aumento.
Ilhabela: Saneamento Básico como Prioridade
A Prefeitura de Ilhabela não constatou aumento de casos de viroses na cidade. Importantes investimentos no saneamento básico, como a nova Estação de Tratamento de Esgoto da Feiticeira e sistemas de biodigestores em comunidades tradicionais, foram realizados para prevenir surto de doenças.
Ubatuba: Monitoramento e Atendimento Específico
Em Ubatuba, a Vigilância Epidemiológica (Viep) monitora semanalmente os casos de viroses, com um aumento dentro do esperado devido ao verão. A Unidade de Saúde Sentinela atende exclusivamente pacientes com suspeita de doenças sazonais, e medidas preventivas são reforçadas para a população.
Fonte: Prefeituras do Litoral Norte, Secretaria da Saúde
Tags: saúde pública, viroses, Litoral Norte, saneamento básico, prevenção