abril 17, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Tiro Esportivo: clube em Jacareí acompanha crescimento da modalidade e inova com opções para a família

Os clubes de tiro cresceram 168% no Brasil desde janeiro de 2019 e, apenas nos primeiros três meses de 2022, foram abertos 268 espaços para prática de tiro esportivo, uma média de quase três por dia. Um deles é a Escola de Tiro O Rancho, em Jacareí, que tem a proposta de promover lazer para toda a família no espaço, para se destacar dos demais.

tiro esportivo-o rancho-capa
Foto: Reprodução/ Instagram @clubeorancho

Um clube ou estande de tiro é um local, homologado pelo Exército Brasileiro, onde podem ser desenvolvidos cursos e exercícios, para aperfeiçoamento profissional e também como lazer, para prática de tiro esportivo.

Inaugurado oficialmente em julho de 2021, O Rancho disponibiliza cursos desde a iniciação básica à modalidade até competições de alto rendimento, com raias de tiro de 90m. Conta também com ampla área verde para descanso, loja de acessórios e piscina, além de diversas opções de alimentação, desde café colonial aos fins de semana, até churrasqueiras, restaurante e Food Trucks.

Atirador esportivo e em contato com a modalidade desde jovem, o empresário Maurício “Barba Ruiva” conta que a fundação d’O Rancho aconteceu em conjunto com o sócio Antônio “Mizashot”, por uma percepção de crescimento de mercado da modalidade, mas também pela necessidade pessoal de frequentar espaços destinados para o tiro esportivo que incluíssem também as esposas e filhos.

“A proposta que eu queria era que os filhos não quisessem ir embora do Rancho, assim como nossos associados. Quando vi isso acontecer pela primeira vez, entendi que alcançamos nosso objetivo. A mensagem que fica é ‘vamos mudar a cultura brasileira’, porque posso ter o tiro esportivo e também segurança e lazer para mim e para minha família, curtindo o clube”, conta.

Modalidade esportiva em ascensão

Os números desde a inauguração do clube de tiro evidenciam o crescimento da busca tanto pela modalidade esportiva, como pelo aprendizado com foco na defesa pessoal. Com um ano de funcionamento, O Rancho passou de 120 para mais de 800 associados.

“Temos nossos praticantes e associados, a oferta de cursos e a realização de competições, mas pretendo ampliar para o alto rendimento. Devido ao sucesso e crescimento da modalidade, colocamos em operação nossa ampliação, com novas áreas para melhorar o atendimento”, destaca Maurício.

Por conta do grande crescimento de associados com licença de Caçador, Atirador Desportivo e Coletor (CACs), os planos Clube e VIP contam com amparo jurídico, por meio de um contrato com um escritório de advocacia renomado, que atualmente auxilia mais de 60 mil Policiais Militares no estado de São Paulo.

O tiro esportivo é uma modalidade esportiva presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896, em Atenas. Até 1964, em Tóquio, somente os homens participavam. As primeiras mulheres competiram na Cidade do México (1968), nas provas com os homens. As primeiras disputas exclusivamente femininas surgiram em Los Angeles (1984) e, atualmente, o tiro esportivo é disputado em 15 categorias, sendo nove masculinas e seis femininas.

Competições e cursos

No clube de Jacareí, estão disponíveis para prática desde as armas curtas, até as armas longas entre as mais famosas do mundo, com o VZ58 na plataforma AK 47, no calibre 7.62 x 39, e o Fuzil T4 na plataforma AR no calibre 5.56. Nos campeonatos, os embates acontecem por categorias, como por exemplo, de precisão, de arma longa, com prêmios para os vencedores.

“Já tivemos campeonatos de precisão, torneio entre casais e estamos planejando mais, com o Tiro Prático (IPSC) e o Tiro Defensivo (IDSC), mas também focamos nos cursos para aqueles sem experiência. Temos o nosso curso básico, que vai desde o que é a arma de fogo, até os cinco fundamentos do tiro para a pessoa que entrou sem saber nada termine o curso cumprindo o objetivo: saber manejar uma arma de fogo e acertar o alvo. A duração do curso é de 8 horas, praticamente um dia”, explica o instrutor e proprietário do Rancho.

corpo
Curso de defesa pessoal, que acontece dias 13 e 14 de agosto. Foto: Divulgação

A iniciativa tem dado certo no Vale do Paraíba e o clube de tiro tem inclusive parcerias com a Guarda Civil Municipal e com as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, para utilização da estrutural do local. A Escola De Tiro O Rancho fica localizada na Estrada Rio Comprido, número 2360, no bairro Rio Comprido, em Jacareí.

corpo
Foto: Divulgação/ Governo Federal