agosto 22, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Testes para Covid serão feitos apenas em casos moderados e graves em São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos irá direcionar o estoque de testes exclusivamente para casos moderados e graves que se apresentem nos pronto-atendimentos para nortear a conduta médica, bem como para os internados.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Devido à baixa disponibilidade de testes rápidos para detecção de covid-19 no mercado e também da previsão de uma pequena quantidade que será enviada pelo Ministério da Saúde. 

Estes testes também serão direcionados para os profissionais de saúde da rede pública, de São José dos Campos, que estão na linha de frente do combate à pandemia. A medida é necessária já que não há uma previsão da chegada de novos testes no município.

Com esta alteração, está suspensa a coleta de teste de antígeno para os casos leves, como vinha ocorrendo nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) Resolve.

Testes para Covid serão feitos apenas em casos moderados e graves em São José dos Campos
Foto: Adenir Britto/PMSJC

Vacinação

Segundo nota técnica nº 31/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, a decisão também considera que “nesse momento pandêmico, a suspeita de covid-19 deve ser considerada entre pacientes com síndrome gripal, mesmo quando houver circulação do vírus Influenza no município”.

Após avaliação médica, se o caso for confirmado por critério clínico, o paciente deverá ser afastado por sete dias e o caso ser notificado no e-sus notifica, mesmo sem a realização do exame.

Com a suspensão da realização de testes nas UBS”s, as unidades voltam a realizar a vacinação contra a covid-19 já a partir desta segunda-feira (24), das 8h às 17h, com distribuição de senhas até o esgotamento das mesmas, de acordo com a capacidade operacional e de estrutura de cada unidade.

Veja a programação de vacinação no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br).