julho 18, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Taubaté: Prefeitura e sindicato articulam ações para tentar evitar 400 demissões na Zeentech

O Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) e a Prefeitura de Taubaté anunciaram uma série de medidas para apoiar trabalhadores da Zeentech, empresa terceirizada que presta serviços para a Alstom e que pode encerrar cerca de 400 postos de trabalho na cidade.

As ações foram definidas após uma reunião entre representantes do sindicato, trabalhadores e o prefeito Sérgio Victor (Novo), realizada no Palácio do Bom Conselho.

Segundo o sindicato, a situação foi provocada pela não renovação do contrato entre a Alstom e a Zeentech, empresa que atua diretamente na produção de trens e vagões no complexo industrial de Taubaté.

Imagem: Samuel Martimiano

Prefeitura promete mutirão e apoio aos trabalhadores

Entre os compromissos assumidos pela administração municipal está a realização de um mutirão de atendimento aos funcionários afetados. A iniciativa contará com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), oferecendo orientação sobre vagas de emprego e programas de auxílio emergencial.

Além disso, a Prefeitura informou que pretende ampliar o diálogo com a Alstom para buscar alternativas capazes de reduzir os impactos das demissões.

Outro ponto discutido foi a possibilidade de estudos sobre incentivos e isenções que possam contribuir para a manutenção dos empregos no município.

Sindicato alerta para impacto econômico em Taubaté

Durante mobilização realizada na Câmara Municipal e posteriormente em passeata até a Prefeitura, o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, conhecido como Claudião, destacou o impacto econômico que os desligamentos podem causar na cidade.

Segundo ele, a Zeentech representa cerca de 40% da mão de obra que atua dentro da operação da Alstom em Taubaté.

O sindicato estima que a perda dos empregos possa retirar aproximadamente R$ 27 milhões por ano da economia local, considerando salários, PLR, 13º salário, vale-alimentação e demais benefícios.

Paralisação começou após rejeição de proposta

A paralisação dos trabalhadores da Zeentech teve início no último dia 6 de maio, após a categoria rejeitar uma proposta de indenização apresentada pela empresa.

A Alstom mantém atualmente contratos de fornecimento para projetos metroviários no Brasil e também em países como Chile e Taiwan. A fábrica da multinacional está instalada em Taubaté desde 2015 e passou por ampliação em 2022.