SJC: Fogo atinge região do Banhado e mobiliza equipes
A manhã de hoje (quinta-feira, 18) foi marcada por um incêndio na região do Banhado, área central de São José dos Campos. A ocorrência mobilizou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, que atuaram em conjunto no combate às chamas.

O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado para reforçar a operação, lançando água do alto para resfriar o terreno, enquanto as equipes terrestres trabalhavam com equipamentos e monitoramento até a extinção do fogo.
Turfa: o combustível invisível
Segundo a Defesa Civil, as chamas foram provocadas pela turfa, um tipo de solo rico em matéria orgânica, acumulado por milhares de anos. No período de seca, o material se torna altamente inflamável.
O grande desafio é que, diferentemente de outros incêndios, o fogo na turfa pode se alastrar por baixo da superfície, dificultando o combate e exigindo técnicas como o encharcamento intenso do solo. Mesmo sem chamas aparentes, a turfa pode permanecer queimando por dias, liberando fumaça tóxica e prejudicando a qualidade do ar.
Alerta no período de estiagem
Com a seca entre junho e setembro, o risco de queimadas aumenta em toda a região. A Defesa Civil orienta a população a não provocar queimadas, evitar descartar lixo em locais irregulares e nunca jogar bitucas de cigarro em áreas secas.
Em caso de foco de incêndio, os contatos de emergência são:
-
190 – Corpo de Bombeiros / Defesa Civil
-
153 – Guarda Civil Municipal
