Sesc Taubaté tem programação do ‘Circuito Sesc de Artes’ até domingo
A programação do “Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais” vai até domingo (19) em uma edição on-line e gratuita. Nela, o Sesc Taubaté apresenta diversos artistas e pesquisadores do Vale do Paraíba.
As atividades ocorrem nas áreas de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo.
Com 157 cidades do estado de São Paulo, o Circuito pelo Sesc Taubaté traz nomes de nove cidades: Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro, Cunha, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão e São Luiz do Paraitinga.
Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes iniciou a atual edição no dia 8. Acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais. O evento tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes.
Confira a programação:
Mapa Interativo: Cultura no Vale – O Vale do Paraíba reúne diferentes manifestações artísticas e culturais, sendo um celeiro para novas possibilidades criativas. Nesta ação, há informações sobre lugares, tradições e curiosidades em um passeio virtual, para conhecer algumas das riquezas artísticas de nossas cidades. Disponível durante todo o período do circuito, por meio do YouTube, Instagram e Facebook.
Web Série: Na Cozinha com Sacy – A web série traz a cultura alimentar dos peraltas e o passo a passo de alguns quitutes de dar água na boca. Acontece sábado (18) e domingo, das 9h às 12h, com transmissão do YouTube.
Espetáculo: Vídeodança Ausências – Performance de dança realizada nos espaços do Sesc, mostrando a relação do espaço e as ausências evidenciadas em tempos de isolamento social: ausência de visibilidade e de igualdade. A performance resultará em uma peça de videodança. A transmissão também é pelo YouTube, sábado, às 19h.
Onda resistente: rádio e suas metamorfoses – Com José Rogério Martins, secretário de Cultura de Cruzeiro e radialista, Claudio Nicolini jornalista e radialista e o Prof. Dr. Lourival Galvão Jr. pesquisador da cultura do rádio. Mediação de Marcelo Hespaña, jornalista. O encontro propõe uma discussão sobre o Rádio e suas metamorfoses durante a pandemia e com os avanços tecnológicos. Acontece nesta terça-feira (14), das 19h às 20h30, no YouTube.
Murais
Mural de Afetos – Intervenção urbana com artistas de Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena e São Bento do Sapucaí, que propõe a criação de um espaço para a reflexão sobre os afetos positivos no período da pandemia da Covid-19. Por meio do olhar do fotógrafo e artista André Yamamoto, os murais vão ganhando espaço nas redes sociais e se tornando um canal de fruição de pensamentos positivos e de união entre todos que assistem. Acontece até 19/09, por meio do YouTube, Instagram e Facebook.
Mural de Afeto: Juventude – O artista Reginaldo BK traz personagens autorais que interagem com temas atuais e propõe uma obra que se relaciona com a juventude e o espaço da cidade, por meio de uma linguagem descontraída. Sob os efeitos do spray, uma série de elementos gráficos e pictóricos surge, que partem da influência do grafite. BK pretende apresentar um olhar bem-humorado para promover afetos a partir de sua obra. Ocorre desta terça-feira a quinta-feira (16), das 9h às 17h, em São Bento do Sapucaí.
Mural de Afeto: As Emoções – A linguagem gráfica do estêncil, marca do trabalho do artista, retrata expressões humanas obtidas a partir de fotografias que capturam olhares que transmitem emoções leves e imaginativas. Ao utilizar tinta acrílica e sprays, em uma paleta de cores equilibrada, com tons frios e quentes, o artista busca uma atmosfera vibrante, oferecendo uma janela de contemplação para momentos de reflexão. Acontece de 17 a 19/9, das 9h às 17h, em Lorena.