abril 20, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Seminário em São José dos Campos reforça luta contra o racismo

Um marco divisor e anunciador de novos tempos. Para a socióloga e mestre em Ciências Sociais Roseli de Oliveira, esta é a importância do Seminário Regional de Políticas Públicas de Igualdade Racial promovido nesta quarta-feira (20) pela Prefeitura de São José dos Campos.

Seminário teve palestras, painéis de debate e apresentações artísticas ao longo de todo o dia. Imagem: Adenir Britto/PMSJC

“O desafio de construirmos uma sociedade igualitária está lançado. Há muito a fazer, mas o fato de São José possuir uma Assessoria de Políticas de Igualdade Racial, com ações constantes como este seminário, é um grande avanço”, disse Roseli, ex-coordenadora geral de Políticas Temáticas de Ações Afirmativas da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial).

Uma das referências brasileiras na luta contra o racismo, ela foi um dos destaques do seminário, organizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e que reuniu cerca de 250 pessoas no Cefe (Centro de Formação do Educador) para palestras, painéis de debate e apresentações artísticas ao longo de todo o dia.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Ações constantes

A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, com ações e eventos ao longo de todo o ano.

O objetivo é desenvolver políticas públicas de promoção da igualdade racial e assessorar as secretarias municipais na execução destas políticas, promovendo a igualdade e a proteção dos direitos de pessoas e grupos étnico-raciais afetados pela discriminação, preconceito e demais formas de intolerância.

Uma das principais conquistas foi a implantação do Centro de Referência Afro-brasileira em novembro do ano passado.

Conselho

São José possui ainda o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com membros da Prefeitura e de outras instituições.

O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Administração municipal.