março 29, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Saud quer maior fiscalização na distribuição de vagas no ‘Ezequiel’, em Taubaté

O prefeito de Taubaté José Saud (MDB) afirmou que haverá uma maior fiscalização na distribuição das vagas na Escola Municipal Prof. Ezequiel de Souza.

“Têm filhos de prefeitos que estudavam lá, tirando vagas de quem precisa”, comentou Saud, durante entrevista à rádio 012 News.

Assista ao trecho:

Assista aqui a entrevista completa.

O prefeito explicou que o Simube (Sistema Municipal de Bolsas de Estudos) possui a competência para essa fiscalização.

“O Simube tem esse lado de pegar uma secretaria de ação social e fazer um levantamento… de realmente esse dinheiro vai ser empregado para aquela pessoa que está lá”, disse Saud.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Conhecida por “Municipalzão” ou “Ezequiel”, a escola é uma das mais tradicionais da cidade e possui referência de ensino de qualidade, diante disso também é uma das mais concorridas para se ingressar.

José Saud afirmou que a expectativa da prefeitura é de aumentar o número de oferta de vagas no “Ezequiel”.

“Nós vamos pegar esse dinheiro do ensino medio e vamos colocar no fundo do Simube. Nós estamos criando um programa, que é direto com a indústria. Aquilo que nós fazemos com a concessão de terrenos, cessão de uso ou se não doação, para que ele pegue parte desses impostos e coloque no fundo do Simube para que a gente aumente mais ainda o número de alunos no Simube”, disse Saud.

Mudanças

A Prefeitura de Taubaté, recentemente, anunciou que 5 escolas da rede municipal, incluindo o “Ezequiel”, não terão mais abertura de vagas para o ensino médio, a partir do próximo ano.

A medida foi tomada diante de uma determinação do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) e do MEC (Ministério da Educação).

A secretaria de educação informou que foi notificada pelo TCE-SP e MEC para priorizar a oferta de vagas em creches, ensino infantil, ensino fundamental e ensino integral, já que não é prerrogativa do município a oferta do ensino médio.

A pasta afirmou que os 1.047 alunos já matriculados no 2° e 3° ano do ensino médio nessas unidades de ensino municipal, serão atendidos pela competência da Secretaria de Educação até o término, ou seja, até o último semestre de 2024.

A partir do primeiro semestre de 2025, todas as salas de ensino médio serão de atribuição do Governo de SP.

Segundo a nota enviada pela prefeitura, essa nova atribuição se dará de forma organizada e planejada em conjunto com a Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino de Taubaté, “que tem se reunido com frequência para elaboração do processo”.