maio 20, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São Sebastião recebe prêmio de Melhor Saúde Bucal do Brasil

Melhor Saúde Bucal do Brasil-capa
Foto: Reprodução/ CFO

A Prefeitura de São Sebastião recebeu uma cadeira odontológica, como prêmio de Melhor Saúde Bucal do Brasil. O “troféu” chegou ao Litoral Norte na última quinta-feira (9), após dois anos de espera.

A entrega da cadeira foi após o município vencer, pela segunda vez consecutiva, o prêmio do Conselho Federal de Odontologia (CFO),  na categoria 50.001 a 100 mil habitantes. O resultado foi definido no final de 2019, mas devido à pandemia, não houve a entrega oficial.

O gabinete odontológico completo é composto por equipo, refletor, mocho odontológico (cadeira) e cuspideira. A cadeira de 2018 está na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a segunda, na Unidade de Saúde da Família (USF) Centro, na Vila Amélia.

As escolhas como Melhor Saúde Bucal do Brasil simbolizam o reconhecimento de São Sebastião ter se destacado em políticas públicas voltadas para os serviços de saúde bucal da população. O município foi escolhido de acordo com critérios como financiamento em saúde, controle social, assistência odontológica básica, remuneração, educação permanente, entre outros.

O prefeito, Felipe Augusto, celebrou o destaque de São Sebastião e o significado da premiação. “Esse reconhecimento, com o prêmio conquistado de forma consecutiva, é motivo de muito orgulho, representa o carinho, a atenção, o acolhimento, a excelência do atendimento de toda a equipe da Saúde à nossa população”, diz.

Carlos Benedetti, coordenador da Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), também destacou o trabalho. “É, sem dúvida, um reconhecimento, por isso parabenizo a equipe pelo excelente trabalho”, afirma.

Números da Saúde Bucal

A rede de Saúde Bucal de São Sebastião realizou mais de 200 mil atendimentos desde o início de 2017, mais de 5 mil atendimentos odontológicos por mês. Ampliou de 18 para 24 o número de equipes de saúde.

A rede de Saúde Bucal do município conta com 44 cirurgiões dentistas, 34 auxiliares de saúde bucal e 03 protéticos. Eles oferecem atendimento odontológico em 24 unidades de Postos de Saúde da Família (PSF) e nos 02 Centros de Especialidades Odontológicas;

Ao todo, são quatro unidades de urgência. Uma na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, e as demais nas unidades no Canto do Mar, Morro do Abrigo e Boiçucanga;

Há também serviço de odontologia hospitalar, nos leitos do hospital, e também três equipes de prevenção. Estas são responsáveis pela escovação e aplicação de flúor em escolas e centros comunitários.