São Sebastião: cidade entra em área de risco moderado para deslizamentos após chuvas
São Sebastião passou a integrar o monitoramento de áreas com possibilidade de deslizamentos de terra nesta quarta-feira (23), após os acumulados de chuva registrados nos últimos dias.
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) classifica como moderada a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Região Geográfica Intermediária de São José dos Campos, com destaque para o litoral. O cenário considera os volumes de chuva já registrados e a previsão de novas precipitações de intensidade moderada a forte.
De acordo com os dados informados para o município, São Sebastião acumulou 79,34 milímetros de chuva nas últimas 48 horas.

Litoral ainda pode ter chuva nesta quarta
A previsão indica que áreas da faixa litorânea ainda podem receber chuvas mais significativas ao longo desta quarta-feira.
Segundo o Cemaden, os acumulados podem aumentar pontualmente e favorecer a ocorrência de deslizamentos em encostas urbanas que apresentam maior suscetibilidade.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também prevê continuidade das chuvas no Sudeste entre quarta (23) e quinta-feira (24), em razão da atuação de uma frente fria que avança pela costa da região.
A tendência é de mudança gradual nas condições do tempo nos próximos dias. Na quinta-feira (24), a alteração na direção dos ventos pode favorecer alguns períodos de sol, embora ainda haja variação de nebulosidade e possibilidade de instabilidade.
Para sexta-feira (25), a previsão indica redução gradual da nebulosidade e elevação lenta das temperaturas.
Inmet prevê chuva fraca na quinta
Para quinta-feira (24), a previsão do Inmet indica períodos de pouca abertura de sol, presença de muitas nuvens e chuva fraca nas cidades do Litoral Norte.
A situação pode mudar ao longo do dia, com variação das condições de nebulosidade e temperatura.
Veja os sinais de risco em áreas de encosta
Em locais próximos a encostas, a recomendação é observar possíveis sinais de movimentação do solo.
Entre os indícios que exigem atenção estão:
- rachaduras no solo ou em imóveis;
- inclinação de árvores e postes;
- surgimento de água em locais onde normalmente não há;
- alterações no terreno ou movimentações incomuns.
O monitoramento do Cemaden considera os riscos de forma regional e indica a possibilidade de ocorrência de eventos em municípios das áreas apontadas, e não necessariamente a ocorrência de deslizamentos em toda a região.
