São José dos Campos: Urbam alega que sindicato bloqueia acessos durante greve
A greve dos trabalhadores da Urbam chegou ao segundo dia nesta terça-feira (14), em São José dos Campos, com elevação do clima de tensão entre a empresa e o sindicato da categoria.
De acordo com a Urbam, manifestantes estariam utilizando correntes, cadeados e até veículos para bloquear entradas das unidades operacionais, impedindo o acesso de funcionários.
A empresa afirma que a paralisação, conduzida pelo SEAAC, estaria interferindo no direito de trabalhadores que não aderiram ao movimento, ao dificultar a entrada nos locais de trabalho.

Serviços essenciais são impactados
Em nota, a Urbam destacou que a forma como a greve vem sendo realizada pode gerar impactos na prestação de serviços essenciais, como limpeza urbana e coleta de lixo.
A companhia informou ainda que acionou o departamento jurídico para adotar medidas e garantir o funcionamento das unidades.
Trabalhadores cobram melhorias nas condições
A paralisação teve início na segunda-feira (13) e tem como principais pautas:
- revisão da escala de trabalho
- ajustes na progressão salarial
- melhorias em benefícios
Entre os pontos citados pelos trabalhadores estão críticas ao convênio médico e aos reajustes salariais, considerados insuficientes para recompor perdas.
Plano de contingência está em operação
Mesmo com a greve, a Urbam informou que mantém um plano de contingência para reduzir os impactos à população.
Negociações seguem sem acordo
Até o momento, empresa e sindicato não chegaram a um entendimento, e a mobilização deve continuar nos próximos dias.
