São José dos Campos: Banco de Leite busca novas doadoras durante o Agosto Dourado
O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São José dos Campos, intensificou a campanha de incentivo à doação de leite materno durante o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno.
Segundo a unidade, o Banco de Leite Humano mantém atualmente um estoque de aproximadamente 90 litros, volume inferior aos 110 litros considerados adequados para atender à demanda dos recém-nascidos internados.

Leite abastece UTIs Neonatais
Único Banco de Leite Humano de São José dos Campos, o serviço fornece leite para as UTIs Neonatais de hospitais públicos e privados do município.
De acordo com o hospital, o alimento é destinado principalmente a bebês prematuros e recém-nascidos de alto risco. Atualmente, cerca de 70 mulheres fazem parte do grupo de doadoras ativas.
Em média, 12 bebês recebem leite humano diariamente. Ao longo de um mês, são fornecidas aproximadamente 2.500 dietas, considerando a frequência de alimentação dos recém-nascidos.
Como funciona a doação
A doação é gratuita e acompanhada por profissionais do Hospital Municipal.
Após o primeiro contato, a mãe recebe orientações e passa por uma avaliação de saúde. Em seguida, uma equipe do Banco de Leite realiza uma visita à residência da doadora para coleta de exames e entrega dos materiais necessários para a ordenha, como frascos esterilizados, máscaras e toucas.
A extração do leite é feita pela própria mãe em casa. Semanalmente, a equipe recolhe o material, que passa por etapas de seleção, classificação, pasteurização e controle de qualidade antes de ser destinado aos recém-nascidos.
Quem pode doar
Podem se tornar doadoras mulheres que estejam amamentando e produzam leite em quantidade superior à necessidade do próprio bebê.
O excedente pode ser destinado ao Banco de Leite para utilização no atendimento de outros recém-nascidos que necessitam desse tipo de alimentação.
As interessadas podem obter informações pelo telefone (12) 3901-3507. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Ambulatório da Mulher do Hospital Municipal, localizado na Rua Saigiro Nakamura, 800, Vila Industrial.
Também é possível realizar o cadastro por meio do formulário disponível no perfil oficial do Hospital Municipal no Instagram.
Banco de Leite também oferece orientação às mães
Além da coleta de doações, o Banco de Leite disponibiliza atendimento para mães que enfrentam dificuldades durante o período de amamentação.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, mediante agendamento pelo telefone (12) 3901-3507 ou pelo formulário disponível no perfil oficial do Hospital Municipal nas redes sociais.
Entre os atendimentos oferecidos estão orientações sobre dificuldades na amamentação, lesões mamárias, ingurgitamento, dor, pega correta do bebê e outras situações relacionadas ao aleitamento materno.
