outubro 7, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São José apresenta ‘Linha Verde’ e ‘Cidade Inteligente’ em São Paulo

O projeto da Linha Verde e a certificação de São José dos Campos como a primeira Cidade Inteligente do país pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) foram apresentados, no Connected Smart Cities & Mobility & AirConnected, o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.

No evento, representantes das secretarias de Mobilidade Urbana e de Inovação e Desenvolvimento Econômico puderam apresentar os projetos, que têm tornado São José dos Campos uma referência nos setores e gerado diversas visitas de membros de outras prefeituras do país à cidade.

O corredor sustentável irá interligar as regiões sul e leste, as mais populosas de São José dos Campos, bem como a região central.
A primeira etapa do projeto, que liga a região sul ao Centro, está com as obras em andamento e com várias frentes de trabalho no município, com previsão de início de operação no fim deste ano/início de 2022.

Esse primeiro traçado será exclusivo para os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétricos (o primeiro modelo articulado da América Latina), que irão compor a frota do transporte público. Na segunda etapa – Centro à região leste – a via será compartilhada com veículos.

São José dos Campos será o primeiro município brasileiro a ser certificado pela ABNT como Cidade Inteligente, de acordo com três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization). Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação.

Entre as iniciativas estão o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), com a instalação de 1.000 novas câmeras com reconhecimento facial, a Linha Verde, corredor sustentável de transporte público, monitoramento por satélite de todo o território municipal, 100% da frota da Guarda Municipal equipada com carros elétricos, consulta de medicamentos pela internet, instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade, incluindo a zona rural.

O processo de certificação pode ajudar também as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico.