julho 24, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São José amplia fumacê e ações de combate à dengue

A Prefeitura de São José dos Campos vai complementar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, intensificando a aplicação do Fumacê em todas as regiões da cidade.

 

Imagem: PMSJC

 

A partir desta quarta-feira (13), a Secretaria de Manutenção da Cidade colocará nas ruas dez equipes que farão um trabalho dobrado para combater os mosquitos transmissores.

Cinco equipes atuarão das 13h às 16h e as outras das 18h às 21h de segundas as sextas-feiras. Aos sábados, o fumacê também será aplicado das 7h às 16h30.

A aplicação do larvicida biológico garante 80% do controle de pernilongos na cidade. Diariamente, o serviço é realizado em córregos, margens de rios, valetas e em locais com água parada.

A Prefeitura tem feito uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti em toda a cidade, com Operações Casa Limpa, recolhimento de materiais inservíveis que podem ser focos do mosquito, controle de criadouros, visitas nas residências, nebulização nas casas e locais com casos confirmados e ações de orientação e conscientização em praças e escolas.

Já estão sendo realizadas ações conjuntas, envolvendo equipes das secretarias de Saúde (agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde) e Proteção ao Cidadão (representantes da Defesa Civil e fiscais de posturas que realizam fiscalizações em áreas particulares).

As secretarias de Manutenção da Cidade e de Apoio Social ao Cidadão colaboraram com caminhões para recolher os materiais inservíveis.

Guardas civis municipais têm colaborado com drones, que sobrevoam e gravam imagens de imóveis aos quais os agentes de combate às endemias não têm acesso por estarem fechados.