Sabesp responde às solicitações de vereadores de São José dos Campos
No último mês de abril, os vereadores de São José dos Campos se reuniram com representantes da Sabesp para discutir uma série de melhorias, como a construção de novos reservatórios de água, instalação de redes coletoras de água na porta do residencial São Francisco, manutenção de adutoras nos bairros Chácaras Oliveira e Vila Araújo, por exemplo. Para responder essas e outras questões referentes ao saneamento básico em São José dos Campos, a Rádio 012 News entrevistou na última segunda-feira (23), Sérgio Bekerman, superintendente da Sabesp, em São José dos Campos.
“A Sabesp investiu R$ 101 mi, aqui em São José dos Campos em obras de ampliação da rede coletora de esgoto, na rede de distribuição de água, em novos reservatórios. Tem um desses reservatórios que está sendo entregue com capacidade de 2 mil m³, em Altos de Santana, tem também a adutora nova na Petrobrás, e inúmeras obras em andamento. O plano de investimento da Sabesp em São José passa de R$ 320 mi em uma nova estação de tratamento de água, um projeto enorme de setorização da cidade, que é a divisão da cidade em ‘distritos’, para equalizar a rede de distribuição. Com relação às solicitações dos vereadores, sim, todas foram acatadas; algumas com intervenções corretivas, outras demandam investimentos, algumas estão em licitação e outras que estavam em andamento, acabaram sendo concluídas”.
Uma das grandes dúvidas do cidadão é sobre as tampas de concessionárias (rede de água, esgoto, telefonia), ou seja, como saber se a tampa pertence à Sabesp ou à prefeitura?
“É muito comum esse tipo de confusão. A Sabesp opera o sistema de água e esgoto, e no sistema de esgoto, as tampas dos poços de visita têm a identificação da Sabesp. A drenagem de águas pluviais é feita pela Prefeitura, também por meio de canalizações e também conta com as tampas dos respectivos poços de visita com identificação de águas pluviais. Então, muitas vezes, uma rede está ao lado da outra, às vezes elas correm em paralelo ao longo das ruas. Quando é aberto um buraco na rua, a Sabesp e a prefeitura fazem um trabalho em conjunto. Se for de responsabilidade da prefeitura, a Sabesp avisa o poder público e vice-versa, de forma imediata com essa parceria, eliminando de forma rápida, vazamentos e aquilo que causa os buracos nas ruas”.
Outra grande reclamação dos usuários do serviço da Sabesp é em relação ao mau cheiro das redes de esgoto. Bekerman nos explicou como é feita a identificação e o reparo desse tipo de problema.
“O Esgoto tem que correr dentro da rede coletora de esgoto, ela não pode estar presente nas redes de águas pluviais, mas muitas vezes ocorre que um ramal de esgoto que passa dentro de uma ‘boca de lobo’, é danificado, e acaba jogando esgoto dentro da galeria. Por meio de algumas ações como o teste de fumaça, teste de corante, a gente entra dentro da residência dos moradores e pedimos que eles joguem o corante no vaso sanitário e deem descarga. Com isso vemos se o esgoto está saindo onde deve sair ou se está na galeia. Se está saindo na galeria, existe um problema; fazemos então a escavação e o reparo nas redes e acabamos com esse problema”.
Por: Marcelo Rocha