Risco de tsunami no Brasil é remoto após erupção vulcânica
Conforme previsto pelas autoridades espanholas, o vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias, entrou em erupção. Uma nuvem de fumaça e cinzas atingiu parte da ilha. Cerca de 5.000 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas preventivamente, mesmo assim, ao menos 100 residências foram atingidas pelo material expelido pelo vulcão.
Porém, outra previsão não se confirmou, para a felicidade do Brasil. É que os alertas emitidos na semana passada, os quais indicavam risco de uma forte atividade vulcânica, não se concretizaram. O que ocorreu nesse domingo foi uma erupção considerada modesta, tanto que as autoridades locais não emitiram alerta de tsunami para qualquer parte do mundo associada ao vulcão.
Antes mesmo de ocorrer o fenômeno, um “alerta amarelo de risco” havia sido emitido na semana passada, o que em tese, poderia ser capaz de provocar tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira, principalmente no Ceará, Rio Grande do Norte e nordeste do Maranhão.
Segundo especialistas, até o momento as chances de o Brasil ser atingido por um tsunami são remotas. O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, por meio da Defesa Civil Estadual, divulgou uma nota em que comunica a possibilidade baixa de ocorrer um tsunami no litoral maranhense e que tem monitorado a situação nas Ilhas Canárias.
“Especialistas da rede Sismográfica Brasileira (RSBR) apontam que as chances disso [tsunami] acontecer são muito baixas. De acordo com o órgão, somente uma atividade vulcânica excepcional poderia provocar um tsunami com a capacidade de atingir o Brasil”, diz a nota.