julho 19, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Outubro: Mês do Idoso e da alimentação saudável trás orientações sobre a importância nutricional no dia a dia dos Idosos

Foto: Arquivo Pessoal

Buscar uma alimentação saudável na terceira idade é algo fundamental. Afinal, essa é uma fase da vida em que os cuidados com a saúde devem ser redobrados. É necessário, por exemplo, fazer uma dieta regrada, seguindo as recomendações médicas. Inicialmente, porém, uma das primeiras preocupações relacionadas as condições nutricionais do idoso é a hidratação com água. São 35 ml diários para cada quilo. Ou seja, para uma pessoa de 60 kg a recomendação é de 2,1 litros por dia.

Após a hidratação líquida recomendada para cada idoso, outro ponto importante é o estado nutricional no envelhecimento. “Os idosos sofrem alterações no organismo e com isso perdem algumas funcionalidades como perda de paladar, mastigação mais restrita e com isso acabam excluindo a carne pela dificuldade na deglutição. Mas é possível, por exemplo, substituir o bife por uma carne moída”, afirma Pedro.

Todos os grupos de alimentos devem entrar no cardápio do idoso. As refeições principais devem conter arroz, feijão, carnes, verduras e legumes. Além de atividades físicas regulares e visita ao médico. “Atividade física é imprescindível para a manutenção da saúde e assim evitar a ‘sarcopenia’, perda de massa muscular”, ressalta Pedro Delmonte.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de idosos (maiores de 60 anos) deve chegar a 25,5% da população brasileira até 2060.

 

Confira a matéria: