setembro 15, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Obras na rodovia Rio-Santos devem ser concluídas nesta semana em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba afirma que as equipes da Concessionária CCR RioSP devem concluir, na próxima semana, os trabalhos de recuperação definitiva de parte da pista que cedeu no km 33,6 da BR-101 (Rio-Santos), no município – região de Itamambuca.

rio-santos-obras-capa
Foto: Divulgação/ CCR Rio SP

O local, que fica na região norte do município, foi um dos mais atingidos pelas chuvas do início do mês de abril. Na ocasião, a rodovia chegou a ter mais de 15 pontos de interdição, principalmente devido a ocorrências de deslizamento de massa e ruptura de faixa.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

De acordo com a CCR, na próxima semana deve ser concluída a execução da base e sub-base, que são estruturas que antecedem a aplicação da capa asfáltica, e aplicação do pavimento.

Na sequência, será feito o sistema de drenagem (meio-fio) para o escoamento da água da chuva. Por fim, a equipe de conservação fará a sinalização horizontal e implantação de dispositivo de segurança (defensa metálica). Em caso de chuva, os trabalhos podem ser adiados ou interrompidos.

Diante deste cenário, a CCR informa aos motoristas que trafegam pelo local que o tráfego no km 33,6 permanece no sistema pare e siga. Outra recomendação é redobrar a atenção ao passar pelo trecho em obras. Os demais trechos da Rio-Santos funcionam normalmente, pois a interdição total no km 4 foi liberada no dia 12 de abril.

Relembre o caso

Ubatuba sofreu com a forte incidência de chuvas registradas no Litoral Norte do estado de São Paulo e Litoral Sul do estado do Rio de Janeiro nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril de 2022.

Nestes três dias de precipitações acima da média, o município de Ubatuba registrou, em vários de seus pluviômetros, quase 600 mm de chuva. Somadas aos fortes ventos e ressacas marítimas, agravaram a situação em toda a cidade. Entretanto, as regiões norte e central foram as mais atingidas.

Estradas foram parcial e totalmente interditadas e algumas comunidades ficara totalmente ilhadas, com acesso apenas aéreo e marítimo. A prefeitura decretou estado de Emergência a fim de mobilizar as esferas estadual e federal no apoio com recursos para minimizar esses impactos.