‘Noite do Calango Tango’ homenageia Eugênio de Melo
Nesta quarta-feira (1º), às 19h, acontece a segunda edição da “Noite do Calango Tango”, na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro. O evento será uma homenagem aos 144 anos do distrito de Eugênio de Melo e também ao patrono da casa, Ernesto Villela, que completaria 105 anos de idade.
A “Noite do Calango Tango” acontecerá por meio de uma live transmitida no YouTube da FCCR. Contará com a participação de calangueiros de diversas cidades do Vale do Paraíba, como São Luís do Paraitinga, Monteiro Lobato, Taubaté e São José Dos Campos.
Ernesto Villela foi homenageado pela Câmara Municipal, em 1993, com a Medalha Cassiano Ricardo. Em 2008, a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro o adotou como patrono e adicionou seu nome ao espaço cultural.
E devido à sua contribuição à cultura joseense, em 2014 Ernesto Villela recebeu, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o Prêmio Mestre Cultura Viva.
O calango é um ritmo musical típico da cultura rural do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. No entanto, se espalhou por outras cidades do Vale do Paraíba. Geralmente, envolve canto e dança em jogos de versos improvisados que são tocados em festas, muito similar ao repente nordestino.