Mundo: Hamas anuncia acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

O Hamas anunciou ontem (quarta-feira, 8) ter chegado a um acordo com Israel para encerrar o conflito na Faixa de Gaza, em um entendimento que incluiria a retirada das tropas israelenses, o envio de ajuda humanitária e uma troca de prisioneiros entre as partes.
Em comunicado, o grupo radical agradeceu o papel de mediação exercido por Catar, Egito e Turquia, além de destacar os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a quem pediu que garanta o cumprimento do cessar-fogo por parte de Israel.
> “Agradecemos profundamente os esforços dos nossos irmãos mediadores (…) e também os do presidente Trump, que busca o fim definitivo da guerra e a retirada completa da ocupação da Faixa de Gaza”, afirmou o grupo em nota.
O Hamas reforçou ainda que “os sacrifícios do povo palestino não serão em vão” e reiterou o compromisso com a “liberdade, independência e autodeterminação” do território.
Acordo será votado por Israel nesta quinta-feira
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou que o texto será analisado e votado pelo governo hoje (quinta-feira, 9) — um trâmite formal, semelhante ao adotado em acordos de cessar-fogo anteriores, em novembro de 2023 e janeiro de 2025.
Segundo a AFP, a assinatura oficial deve ocorrer às 6h (horário de Brasília).
O presidente Donald Trump deve viajar a Israel nos próximos dias, onde foi convidado para discursar no Parlamento. Durante entrevista a jornalistas, ele afirmou que considera visitar a Faixa de Gaza.
Detalhes ainda sob sigilo
Apesar do anúncio, vários pontos do tratado seguem indefinidos. Ainda não está claro se Israel e Hamas aceitaram integralmente o plano proposto pela Casa Branca ou se fizeram ajustes.
Trump classificou o acordo como a “primeira fase” rumo à paz, indicando que novas negociações podem ocorrer. A imprensa israelense, por outro lado, afirma que os pontos mais sensíveis já foram resolvidos.
Ainda não há confirmação sobre como será feita a transição política em Gaza, nem se o Hamas aceitou entregar suas armas — questões consideradas cruciais para a consolidação do cessar-fogo.
