agosto 21, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Lula veta projeto que aumenta o número de deputados federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou, hoje (quinta-feira, 17), o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais, de 513 para 531. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional.

Imagem: Reprodução

De acordo com informações do governo, a decisão do veto foi tomada após consultas à Advocacia-Geral da União (AGU) e aos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda e do Planejamento e Orçamento. Por unanimidade, as pastas foram contra o aumento de parlamentares.

Segundo o presidente do senado, Davi Alcolumbre (União-AP), Lula alegou que o projeto é inconstitucional, e contra o interesse público.

No texto do veto, o presidente do Brasil afirma: “Ao prever a ampliação do número de parlamentares, a medida acarreta aumento de despesas obrigatórias, sem a devida estimativa de impacto orçamentário, identificação da fonte de custeio ou medidas de compensação, onerando não apenas a União, mas também os demais entes federativos”.

Agora, o Congresso Nacional vai analisar se mantém ou derruba o veto presidencial.

Projeto

No último dia 25 de junho, o Senado aprovou uma proposta de lei que aumenta de 513 para 531 o número de cadeiras na Câmara dos Deputados. A votação foi acirrada, e o projeto aprovado com 41 votos favoráveis, quantidade mínima necessária.

Em maio, na Câmara Federal, o texto teve 270 votos a favor e 207 contrários, com votos de praticamente todos os partidos para o aumento das vagas, com exceção de PSOL, Cidadania, Novo e Rede.

Essa medida pode gerar um impacto R$ 95 milhões por ano de mandato, podendo chegar a R$ 380 milhões, considerando o tempo de mandato de um deputado federal (quatro anos).