julho 21, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Litoral Norte: Em apenas 3 horas, região registra chuva prevista para até três semanas

O Litoral Norte de São Paulo enfrentou um episódio de chuva extrema nas últimas horas. De acordo com levantamento da Defesa Civil do Estado, a região recebeu, em apenas três horas, o volume de precipitação esperado para até três semanas, cenário que levou à intensificação do monitoramento e da atuação das equipes de emergência. Dois idosos morreram em Ilhabela em ocorrências relacionadas diretamente às chuvas.

As precipitações ocorreram de forma concentrada e intensa, em curto intervalo de tempo, elevando significativamente o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas, além de outros transtornos urbanos.

Imagem: Reprodução

São Sebastião e Ilhabela registram volumes extremos

Em São Sebastião, os pluviômetros apontaram 145 mm de chuva em apenas três horas, índice considerado extremamente elevado. O volume equivale a cerca de 20 dias de chuva, considerando que a média mensal esperada é de 215 mm.

Já em Ilhabela, o acumulado no mesmo período foi de 69 mm, o equivalente a aproximadamente 10 dias de precipitação, com base na média histórica mensal de 209 mm.

Os acumulados em 24 horas também chamam atenção e agravam a saturação do solo:

  • Ubatuba: 182 mm

  • São Sebastião: 163 mm

  • Ilhabela: 156 mm

Esses índices ampliam consideravelmente o potencial para deslizamentos, especialmente em áreas de encosta.

Mortes confirmadas e atuação reforçada

A Defesa Civil confirmou dois óbitos em Ilhabela, ambos causados pelos impactos das chuvas intensas. Uma das vítimas morreu após ser atingida pelo desabamento de um muro, enquanto a outra foi arrastada pela correnteza durante uma enxurrada.

Segundo o órgão estadual, as Defesas Civis municipais, com apoio da Defesa Civil do Estado, mantêm atuação reforçada, com equipes em campo, monitoramento contínuo das condições meteorológicas e mobilização de abrigos temporários para atendimento à população em áreas de risco.

Orientações à população

A recomendação é para que moradores e turistas:

  • Evitem áreas alagadas

  • Não atravessem trechos inundados, a pé ou de carro

  • Sigam as orientações oficiais divulgadas pelos canais da Defesa Civil

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Pontos com maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas

  • Ubatuba (Ubatumirim): 182 mm

  • Ubatuba (Praia Dura): 169 mm

  • São Sebastião (Toque-Toque Pequeno): 161 mm

  • São Sebastião (Paúba): 159 mm

  • Ilhabela (Barra Velha): 154 mm

  • Ubatuba (Perequê-Mirim): 148 mm

  • Santo André (Paranapiacaba): 142 mm

  • São Sebastião (Boiçucanga 2): 140 mm

  • Ubatuba (Estufa II): 133 mm

  • Ubatuba (Centro 2): 132 mm

  • Queluz (Centro): 125 mm

  • São Sebastião (Maresias): 122 mm

  • Ubatuba (Ipiranguinha): 116 mm

  • Ubatuba (Poruba): 114 mm

  • Ribeirão Pires (Represa): 111 mm

  • São Sebastião (Boiçucanga): 104 mm

  • Ubatuba (Tenório): 103 mm

  • Ilhabela (Armação): 53 mm

A previsão indica manutenção do tempo instável, mantendo o Litoral Norte em estado de atenção para novas ocorrências nas próximas horas.