setembro 16, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

IBGE inicia teste preparatório para o Censo Demográfico 2022

censo-demográfico-2022-capa
Foto: Reprodução/ AGBR

Moradores da Ilha de Paquetá, um dos bairros da cidade do Rio de Janeiro, já estão participando do primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022. O teste começou na última segunda-feira (6) e vai até o dia 24.

Os recenseadores vão entrevistar moradores em quase 1,3 mil domicílios da localidade. O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, disse que o censo experimental sempre acontece, como ocorreu em 2019 em Poços de Caldas.

Com a suspensão do Censo Demográfico 2020 por duas vezes, no entanto, alguns processos de coleta foram alterados, em consequência da pandemia, para diminuir o risco de contaminação da doença.

“Novo normal”

De acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, nas outras edições o IBGE fazia um censo experimental, com aplicação de questionário. Mas não se compara ao que está ocorrendo agora, quando, segundo o diretor, o teste é na operação inteira.

Ele contou que o objetivo em Paquetá é o IBGE se preparar para um novo tipo de abordagem ao informante. Diferenciada, com distanciamento e proteção individual.

No teste, serão avaliados os aplicativos e os sistemas desenvolvidos pelo IBGE para o Censo 2022, que tem o início da coleta previsto para o dia 1º de junho.

“Esse teste tem esse objetivo, treinar. A gente tem 12 entrevistadores que vão circular aqui e cerca de 30 observadores vão passar por aqui. Eu mesmo vou ser um deles. É começar a analisar o trabalho que está sendo feito, o que a gente pode melhorar”, disse.

Cimar Azeredo destacou esse teste marca o retorno das atividades de operações de campo preparatórias do Censo de 2022. Quando terminar essa etapa, o IBGE vai fazer uma avaliação para os ajustes necessários e começar, no dia 1º de novembro, os testes nos outros estados e no Distrito Federal.

“A gente vai ter 27 localidades no Brasil fazendo o teste. Pode ser em bairro, em município e no Rio vai ter ainda no município de Paulo de Frontin [no centro-sul do estado]”, comentou.

*Com informações da Agência Brasil.