abril 29, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Flim 2023 começa nesta sexta no Parque Vicentina Aranha

Começa nesta sexta-feira (15) a mais importante festa literomusical do Vale do Paraíba. Em sua 9ª edição, a Flim – Festa Literomusical de São José dos Campos vai falar de amor no Parque Vicentina Aranha, com a participação de revelações da música brasileira e nomes consagrados da literatura.

 

Imagem: PMSJC

 

 

Neste ano, a maior festa literomusical da região se une ao evento literário mais tradicional, a Semana Cassiano Ricardo, em celebração aos 100 anos da entrada do ilustre escritor joseense na imprensa profissional, ao ingressar como redator no jornal Correio Paulistano. Com curadoria do jornalista Júlio Ottoboni, a 56ª Semana Cassiano Ricardo agrega à Flim uma vasta programação, com mesa literária especial, Alameda dos Poemas, sarau, intervenções artísticas, atrações infantojuvenis, shows e a entrega do Troféu Cassiano Ricardo.

Além disso – O amor como prática

Durante três dias de evento, a Flim celebrará a cultura com shows, mesas literárias, lançamentos de livros de autores regionais, sessões de autógrafos, ações formativas, oficinas, atrações infantis, intervenções artísticas e muito mais.

Com o tema “Além disso – O amor como prática”, partindo das reflexões de uma das principais intelectuais do nosso tempo, a pensadora estadunidense bell hooks, a Flim 2023 tem curadoria de Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e Bia Mantovani, com assistência de Maria Beatriz Machado. As convidadas compartilham de vivências em diferentes frentes artísticas, como produção e gestão cultural, editoração, comunicação, pesquisa e educação.

Partindo de clássicos da música e da literatura brasileira que falam sobre o amor, as mesas literárias terão convidados que dominam o tema sob diferentes perspectivas, como o amor enquanto ação, o erotismo, o amor pela terra e pelo território que habitamos, as relações LGBTQIAP+, a genialidade do escritor Cassiano Ricardo e o empreendedorismo criativo.

Escolas, música e literatura

Na sexta-feira (15), o evento começa às 9h com uma programação especial para mais de 2.500 alunos de escolas públicas e privadas de São José dos Campos que se inscreveram para participar da Flim. Entre as atrações, lançamento de livro infantil, contação de histórias, escalada em árvores, espetáculo musical e venda de livros infantojuvenis a preços promocionais.

Às 19h, acontece a mesa de abertura “Mapa da Energia Criativa – o fascinante empreendedorismo criativo no Vale do Paraíba”, oferecida pela EDP, com participações de Ana Carla Fonseca, Luiza Morandini, Ana Pirolo e Cilene Lima. Às 20h, a mesa “Todo o amor que houver nessa vida”, terá Renato Noguera e Juliana Borges, com mediação de Bia Mantovani.

Encerrando o primeiro dia da Flim, às 21h, a cantora, compositora e educadora paulistana Luana Bayô, expoente da nova geração, apresenta um show que exalta a música negra e explora vissungos, sambas e jongos.