abril 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Enem 2023: edital do programa já está disponível

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível. Os interessados em participar da edição 2023 já podem conferir o cronograma. Este ano, as inscrições estão previstas entre os dias  5 a 16 de junho. Já as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

Enem 2023: edital do programa já está disponível
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos que optaram pela isenção da taxa de inscrição já podem conferir os resultados. O Inep publicou um edital específico para a isenção e para as justificativas de ausência (quem era isento no Enem 2022 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para participar da edição de 2023 gratuitamente). Quem tiver a solicitação ou a justificativa indeferida poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira (12).

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Portal Brasil 61