outubro 22, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Em 15 dias no mês de agosto, Defesa Civil registra 24 incêndios em São José dos Campos

Incêndios em área de mata destruíram na segunda-feira (15) cerca de 130 mil metros quadrados de área somando casos em pontos diferentes de São José dos Campos. Foram 4 ocorrências atendidas pela Defesa Civil entre a tarde e o início da noite.

Agentes da Defesa Civil durante combate a incêndio ocorrido na tarde da última segunda-feira. Foto: Divulgação/PMSJC

Dos 4 incêndios, 3 foram identificados pelas câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) antes mesmo que alguém pudesse ver a fumaça e acionar o órgão.

Só no bairro Setville, o fogo queimou uma área de 60 mil metros quadrados. Em dois trechos da Rodovia dos Tamoios próximo ao bairro São Judas, foram mais 35 mil metros quadrados. No Águas do Canindu, mais 35 mil. Na avenida São José ocorreu um foco pequeno.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Estiagem

Desde janeiro deste ano, foram registradas 138 ocorrências, das quais 116 apenas entre maio e agosto (até o dia 15/8). Só em agosto foram 24 ocorrências.

Segundo a Defesa Civil de São José, a prevenção é a melhor maneira de combater os incêndios. A Prefeitura disponibiliza em seu site a cartilha Dona Brasa com dicas importantes sobre como evitar focos de incêndio.

Entre as dicas estão não jogar ponta de cigarro perto de vegetação e margens de rodovias, evitar fazer fogueiras e não soltar balões, que é crime previsto em lei federal.

A cartilha também é distribuída em locais de concentração de pessoas, como feiras-livres.