Cetesb avalia danos ambientais em Maresias
Um dia após o derramamento de diesel na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) voltaram ao local onde ocorreu o tombamento de um caminhão que transportava o combustível.
O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira (20), na Rodovia Rio-Santos e causou o vazamento de diesel que infiltrou no solo e atingiu um curso d´água e vegetação. Parte da Praia de Maresias segue interditada após a instalação de barreiras de contenção, na tentativa de impedir o avanço do combustível. Ainda não há previsão para a liberação da praia, sendo que a recomendação é que os banhistas não entrem no mar, mais precisamente, próximo ao Canto do Moreira.
Os técnicos da Cetesb retornaram ao local na manhã de terça-feira (21) para avaliar o dano ambiental. As equipes planejam avaliar a extensão do vazamento e as possíveis consequências do acidente, além de estudar a melhor forma de retirar o caminhão sem que ocorra um novo vazamento.
De acordo com a Prefeitura, a empresa responsável pelo caminhão realizou o transbordo do combustível na noite de segunda-feira, com o trânsito da Rio-Santos sendo liberado. Não houve ocorrência de feridos.
A Cetesb deve analisar possíveis punições que poderão ser aplicadas junto à empresa responsável pelo caminhão.