julho 22, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Centro de Segurança e Inteligência amplia monitoramento em São José

Centro de Segurança e Inteligência sjc
Foto: Reprodução/ PMSJC

Em apenas quatro meses de funcionamento, a nova Central do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) de São José dos Campos já virou referência na área de segurança pública.

“O CSI nos permite um trabalho diferenciado. Ao ver nas câmeras um pequeno foco de incêndio, aciono imediatamente nossas equipes da Defesa Civil e os bombeiros. Esta agilidade impede que um pequeno foco vire um grande incêndio, ajudando a preservar vidas”, disse Élton César Ferreira, que atua na Defesa Civil há 21 anos.

O Centro de Segurança e Inteligência atua desde 6 de abril. Conta com mil novas câmeras inteligentes espalhadas por toda a cidade. A Prefeitura disponibilizou minicentrais para as forças de segurança instalarem em suas sedes. Isso permite o monitoramento das imagens em tempo real e o acesso ao armazenamento das gravações.

Agilidade e eficiência também são fundamentais no trabalho dos agentes de Mobilidade Urbana. A partir do CSI, monitoram em tempo real o trânsito em toda a cidade.

“As câmeras nos permitem observar  diversas situações do trânsito ao mesmo tempo. Com isto, avisamos as equipes que estão nas ruas as vias onde o tráfego está mais intenso devido a obras ou acidentes”, afirmou o agente de Mobilidade Urbana Roni Rodrigues, que tem 44 anos e trabalha há 18 na pasta.

Esta ação integrada tem contribuído para garantir mais agilidade e eficiência nas investigações e soluções de homicídios, furtos e roubos de veículos, entre outros crimes.

A implantação do CSI e a instalação das novas câmeras fazem parte do Plano de Gestão 2021-2024 e das ações do programa São José Unida. O programa tem como objetivo evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade.