junho 22, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Caraguatatuba e Acalento promovem Semana da Equoterapia

semana da equoterapia
Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

O Dia Nacional da Equoterapia foi comemorado ontem (9). Por isso, a Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Acalento), promove a “Semana da Equoterapia” com diversas atividades.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional. Utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O principal objetivo é o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência. A confiança, autonomia e respeito são valores difundidos com a técnica.

A Prefeitura mantém um contrato de prestação de serviços, onde a Acalento recebe um repasse mensal para atender 130 crianças encaminhadas pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Saúde.

Na abertura do evento, na sede da Acalento, o prefeito Aguilar Junior fez questão de ressaltar a importância da parceria com a entidade.

“Sou suspeito para falar desse trabalho porque adoro lidar com cavalos. A Equoterapia realmente é uma interação que traz uma vivência e experiências únicas. Tenho certeza que cada praticante da rede municipal que chega aqui, tem uma diferença substancial na vida. Uma evolução física e emocional extraordinárias”, declarou Aguilar Junior.

O secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, acrescentou que, futuramente, a parceria deve ser ampliada. “Nosso objetivo é sempre oferecer maior qualidade no atendimento às crianças, encaminhadas à Equoterapia pela Sepedi”, disse.

A presidente da Acalento, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, ressaltou que a missão da Acalento é principalmente humanitária, além de científica.

“A Equoterapia é apenas uma parte do trabalho realizado na Acalento. Ela desenvolve a percepção, os sentidos e a afetividade das crianças. Também, concomitantemente, temos um trabalho holístico e multidisciplinar que envolve profissionais da área de pedagogia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. Tudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas e suas famílias”, ressaltou.

This will close in 0 seconds