maio 19, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Caraguatatuba comemora ‘Folclore em Festa’ no bairro do Pegorelli

folclore em festa - capa
Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) realizou o ‘Folclore em Festa’ no condomínio residencial ‘Habitar Brasil’, antiga casinha popular, no bairro Pegorelli.

As crianças participaram do tradicional projeto, composto por uma série de atividades recreativas alusivas ao Mês do Folclore, celebrado em 22 de agosto.

Esse foi o primeiro evento presencial pós-pandemia realizado pela Fundação. Os participantes usaram álcool em gel e máscara para garantir a segurança no local.

Durante o evento a “garotada” pôde interagir com os personagens folclóricos Visconde de Sabugosa e a sereia Iara. Além de ouvir histórias e lendas locais com os contadores Nhá Rita e Leco Borba, e se divertirem com as trapalhadas do Palhaço Folia.

Eles também participaram de recreações com brincadeiras tradicionais como: pião, peteca, corrida de saco, entre outros. Para a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, realizar o tradicional Folclore em Festa no bairro do Pegorelli foi “maravilhoso e extremamente gratificante”.

“A descentralização dos eventos é algo muito importante, e ficamos felizes em poder fomentar a arte e a cultura em diferentes pontos do município”, disse.

A coordenadora de Folclore e Tradições Populares da Fundação, Adelia Soares Nunes, aproveitou para destacar a importância de manter viva as tradições junto às crianças.

“As brincadeiras de antigamente são muito importantes, pois são transmitidas de geração em geração e fazem parte da cultura popular; sendo assim, uma forma de conhecer o passado e preservá-lo no presente e futuro”, afirma.

O Folclore em Festa é uma realização da FUNDACC e Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação dos Moradores e Amigos do bairro do Pegorelli (AMBAP).