abril 24, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Campos do Jordão recebe mostra Itinerante da 34ª Bienal de São Paulo

Campos do Jordão recebe, pela primeira vez, a exposição itinerante da Bienal de São Paulo, no Palácio Boa Vista, até o dia 31 de julho. O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, participa da abertura da Mostra neste sábado (2), a partir das 17h30.

A exposição ocorre simultaneamente com a 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que terá a sua abertura oficial na noite deste sábado (2).

Visitação durante a abertura da itinerância da 34ª Bienal de São Paulo no Sesc Campinas. Imagem: Natt Fejfar / Sesc Campinas

A cidade da Serra da Mantiqueira recebe o enunciado Cantos Tikmũ’ũn. Também conhecidos como Maxakali, os Tikmũ’ũn são um povo indígena originário de uma região compreendida entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

No contexto de uma exposição concebida ao redor da necessidade e do poder do canto, tanto num sentido literal quanto metafórico, o exemplo dos Tikmũ’ũn ressoa de modo potente, inclusive do ponto de vista político: em sua prática, o esforço comunitário é constantemente renovado para nomear e assim construir coletivamente um universo.

Ao redor desse enunciado agrupam-se obras que têm entre seus disparadores reflexões sobre a necessidade de preservação do meio-ambiente e de salvaguarda de culturas e conhecimentos que são transmitidos oralmente de geração em geração, como os próprios cantos Tikmũ’ũn.

A cidade recebe obras dos seguintes artistas: Alice Shintani, Ana Adamović, Anna-Bella Papp, Daiara Tukano, Eleonore Koch, Jacqueline Nova, Luisa Cunha, Noa Eshkol, Regina Silveira, Sebastian Calfuqueo e Victor Anicet. Para conhecer mais os trabalhos de cada artista, clique aqui.

Obras de Anna-Bella Papp. Imagem: Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo

34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto
Programa de mostras itinerantes

Palácio Boa Vista 

Campos do Jordão (SP)
29 junho – 31 julho 2022
Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001 – Campos do Jordão (SP)
Quarta – domingo, 10h 12h; 14h –17h
Entrada gratuita