julho 27, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Vídeo: baleias jubarte são avistadas no canal de São Sebastião

Duas baleias da espécie jubarte foram avistadas no canal de São Sebastião nesta sexta-feira (1º). De passagem pelo litoral norte, essa espécie de baleia atravessa o canal do Sul para o lado Norte. Ela saíram da região de Ponta das Canas, em Ilhabela, em direção ao mar aberto, rumo a Abrolhos.

Imagem: Reprodução/Marcos Cara/Maremar

Durante a passagem pelo canal de São Sebastião, as embarcações ao redor interrompem a operação para que não haja risco de colisão acidental com os animais. Segundo o Instituto Baleia à Vista, um piloto da balsa avistou os animais e informou à equipe.

Veja o vídeo:

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

As jubartes são consideradas os maiores mamíferos marinhos presente na maioria dos oceanos.

Os machos totalmente crescidos têm em média de 13 a 14 metros. As fêmeas são ligeiramente maiores, entre 15 e 16 metros. A maior jubarte registrada foi uma fêmea morta no Caribe; tinha 27 metros de comprimento com um peso de 90 toneladas; embora não haja confirmação desse dado pelos cientistas, já que o registro foi feito ilegalmente por caçadores de baleias.