Cai o intervalo de vacinas de Covid e outras doenças
Fonte: Redes Sociais
O Intervalo de aplicação de vacinas como a da Covid-19 e de outras doenças, como a gripe, não será mais necessário.
A informação é do Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, e deve ser anunciado oficialmente pelo Ministério da Saúde nos próximos dias.
A decisão veio após reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que orientou o Ministério da Saúde de acabar com intervalo de 14 dias, entre vacinas que tratam de diferentes doenças.
O Ministério também vai anunciar até o final de semana, uma grande campanha multivacinação, não só contra a Covid, mas também para combater outras doenças independentemente de outra vacina já tomada. O foco inicial será aproveitar a imunização contra a Covid e incentivar também a vacinação contra a gripe, a princípio.
O Ministério também deve promover nas campanhas publicitárias, informações incentivando os pais para atualizar em um único dia, a Caderneta de Vacinação de seus filhos.
A decisão vale para todas as faixas etárias. A campanha de vacinação deve vigorar de 1º a 29 de outubro, com o dia ‘D’ da vacina em 16 de outubro.
Alguns estados já haviam anunciado campanha semelhante no mesmo período, 1º e 29 de outubro, como o Mato Grosso do Sul, que irá realizar sua campanha de multivacinação em crianças e adolescentes com menos de 15 anos. Ao todo, 18 vacinas serão disponibilizadas à toda população sul-mato-grossense.
Ainda, segundo a CTAI, o período de 14 dias de intervalo entre uma vacina de Covid e de outras doenças, teve como objetivo observar eventuais reações e garantir a segurança da população diante de um imunizante que passou a tratar de uma nova doença, no caso, o coronavírus.
Agora, esse intervalo não será mais necessário, de acordo com a CTAI.