Alerta máximo para escorregamento de terra nas cidades do litoral norte

Alerta máximo para escorregamento de terra nas cidades do litoral norte.
O Cemaden emitiu o alerta para as cidades de Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba
O último Boletim do órgão foi emitido ontem por volta das 20h, desta quinta-feira (30/12).
Em Ubatuba, 120 famílias moram em área de risco iminente para deslizamentos de terra em Ubatuba. O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu alerta, nível muito alto, o primeiro na escala de mais preocupantes, para movimentos de massa, ou seja, deslizamento de terra.
O que significa o alerta?
Significa, de acordo com o relatório do Cemaden, que a probabilidade de ocorrência de desastre é alta, assim como seu impacto potencial para a população. Recomendam-se as ações previstas no Plano de Contingência Municipal e demais ações previstas neste, tais como: verificação in loco nas áreas de risco, acionamento dos órgãos locais de apoio, preparação de abrigos e rotas de fuga
Quanto Choveu?
Em Ubatuba, os acumulados de precipitação são de até 141 milímetros e seis horas no município. Especial atenção as áreas de risco próximas às estações do Cemaden com acumulados elevados, como a Costa Sul, da cidade.
Em Caraguatatuba, os acumulados de precipitação são de até 152 milímetros em seis horas no município.
Em Ilhabela, os acumulados de precipitação são de até 141 milímetros em seis horas.
A tendência da previsão do tempo
A previsão meteorológica, de acordo com o Cemaden, indica continuidade das chuvas para as próximas horas de intensidade moderada a forte.
