julho 19, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Ação identifica hipertensão em 50,8% dos homens em São Sebastião

ação-de-saúde-sseb-capa
Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de São Sebastião

A ação de promoção à Saúde do Homem, que ocorreu no Centro Histórico de São Sebastião, identificou que 104 dos 205 atendidos (50,8%) apresentaram Pressão Arterial alterada – acima de 130x80mmHg.

As equipes de saúde encaminharam todos à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de cada residência para acompanhamento. A hipertensão arterial ou pressão alta é um fator prejudicial à saúde, por favorecer o infarto, entre outras doenças graves.

Outro dado preocupante revelado pela ação é que 58 dos homens atendidos possui obesidade leve. Esse número representa 28,3% dos atendidos, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30.

Em sete desses casos, o índice foi superior a 40, e os pacientes foram ao serviço nutricional do Centro de Saúde II, para acompanhamento.

A ação também identificou que mais da metade dos participantes não praticam atividades físicas ( 51,2%), 22,9% são fumantes e 43,4% não vão ao médico com frequência.

Em relação à imunização contra a Covid-19, 90,7% dos homens atendidos já haviam tomado ao menos uma dose da vacina. 28,5% deles já possuíam esquema vacinal completo.

Os participantes da ação realizaram testes rápidos de Sífilis. Dez casos foram positivos, sendo nove para tratamento e notificação no Programa Saúde da Família (PSF). Um caso foi de medicação no local, devido ao paciente viver em situação de rua.

As equipes de saúde colheram o Antígeno Prostático Específico (PSA) em todos os pacientes acima de 40 anos. Este exame é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos.

Nos 152 exames de , atingindo 74,1% dos participantes. A equipe de Saúde aguarda os resultados para orientações e encaminhamentos, quando necessário.

Promoção à Saúde do Homem

A ação de promoção à Saúde do Homem foi realizada pela Prefeitura de São Sebastião por meio do Departamento de Políticas Públicas da Secretaria da Saúde (SESAU), com participação de alunos da Faculdade São Sebastião (FASS).

Entre os objetivos, estão conscientizar o homem de que atitudes preventivas elevam o nível de saúde física e emocional. A ação também pretende estimular a realização de exames preventivos, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e consultas médicas regulares, especialmente após os 30 anos.