abril 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Vulnerabilidade social é discutida em audiência da Câmara de Taubaté

A Câmara de Taubaté realizou audiência pública na última sexta-feira (25) para debater a vulnerabilidade social no município. O evento teve coordenação do vereador Moises Luciano Pirulito (PL), autor do requerimento de convocação 3040/2022.

Audiência debate situação de vulnerabilidade social em Taubaté
Imagem: Divulgação/CMT

Vulnerabilidade social em Taubaté

O vereador mostrou um vídeo em que conversa com pessoas de rua e contou que alguns relataram que recebem doações significativas em dinheiro – houve um caso que o valor chegou a R$300, além de bebidas alcoólicas. “Isso chama atenção desse pessoal que prefere morar na rua, porque no albergue tem regras, horário de entrar e sair […] Se eu pudesse dar um conselho, é: não doe esmola, a gente tem que ensinar essas pessoas a ganhar o sustento com o suor.”

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O defensor público Fabrício Pereira Quintanilha da Silva explicou que a cidade passa por uma fase de transformação, com o empobrecimento da região central. Segundo ele, comércios e serviços estão migrando para a região do Barranco, no sentido Quiririm, fazendo com que o cenário de vulnerabilidade, antes detectado nos bairros periféricos, mudasse para a região central. Ele acrescentou que é preciso identificar habilidades nas pessoas, promover o assistencialismo no primeiro contato, mas terminar o atendimento com a emancipação da pessoa assistida.

O economista Edson Trajano, professor da Universidade de Taubaté (Unitau), apresentou dados para demonstrar que os problemas sociais aumentaram no mundo todo em função da pandemia. Ele acrescentou que, em Taubaté, o problema foi agravado com a retração do setor industrial – o fechamento da Ford e a redução da linha de produção da LG – e o consequente efeito multiplicador em outras atividades econômicas.

Ações

Recém-nomeado secretário de Inclusão Social, Gabriel Pinelli apresentou a estrutura da Secretaria relacionada ao atendimento da pessoa em situação de rua: o Centro Pop, o Abrigo Pop Rua e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Segundo ele, o Centro Pop oferece 80 atendimentos diários; o Abrigo comporta 50 acolhimentos por noite, e o Seas realiza 35 abordagens por dia.

Pela Secretaria Municipal de Segurança, as ações incluem a prevenção de delitos em pontos de maior reclamação da população, além do acompanhamento dos agentes da Secretaria de Inclusão durante as abordagens, segundo relatou o secretário Capitão Souza.

Audiência

Participaram da audiência os vereadores Alberto Barreto (PRTB), Boanerge (PTB), Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Jessé Silva (PL), Marcelo Macedo (MDB), Neneca Luiz Henrique (PDT), Serginho (Progressistas) e Talita Cadeirante (PSB).

Houve ainda apresentações das atividades da Polícia Civil, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e da igreja evangélica, além de questionamentos de munícipes. O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.